quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Paleta de Cordeiro com Legumes Assados

Paleta de Cordeiro com Legumes Assados

TADEU BRUNELLI/UOL
Ingredientes

2 quilo(s) de paleta de cordeiro
3 dente(s) de alho
2 ramo(s) de louro
2 ramo(s) de alecrim
2 ramo(s) de tomilho
2 xícara(s) de chá de vinho tinto
1 pote(s) de iogurte natural
3 colher(es) de sopa de curry
2 colher(es) de sopa de cominho
2 colher(es) de sopa de noz moscada
1 colher(es) de sopa de canela em pó
1 colher(es) de sopa de pimenta do reino
1 colher(es) de sopa de páprica doce
2 colher(es) de sopa de limão kaffir
sal a gosto
Guarnição

2 cenouras
2 batatas doces
2 mandioquinhas
2 cebolas roxas
3 dente(s) de alho
2 tomates
1/2 xícara(s) de chá de castanha de caju
1/2 xícara(s) de chá de damascos
Modo de preparo
Prepare uma marinada com 3 dentes de alho cortados ao meio e com casca. Junte louro, alecrim, tomilho e vinho tinto em quantidade suficiente para cobrir a carne (cerca de 2 xícaras). Introduza a paleta nessa marinada e deixe durante cerca de 12 horas, na geladeira.
Depois de marinada, a carne será temperada com iogurte e especiarias que darão o toque tailandês à receita. Coloque 1 pote de iogurte natural em uma tigela. Aos poucos, adicione todos os ingredientes secos ao iogurte, como 1 colher de sopa de páprica doce, canela, curry, cominho, noz moscada, pimenta do reino, sal e as folhas de limão kaffir.
Mexa e misture bem todos os ingredientes até que fique uma pasta bem homogênea. Retire a carne da marinada de vinho e despeje o iogurte condimentado, espalhando-o sobre a paleta de cordeiro. Utilize as mãos, para que toda a superfície da carne fique coberta com uma camada espessa. Deixe descansar por meia hora.
Prepare os legumes: corte as cebolas ao meio e as cenouras descascadas em quatro. Faça o mesmo com a mandioquinha e a batata doce. Corte ao meio os tomates e os dentes de alho (com a casca).
Leve os legumes para uma grelha ou frigideira grande untada com azeite. Deixe dourar um pouco antes de levar ao forno. Depois de meia hora, retire o excesso do iogurte condimentado da carne.
Transfira a paleta para uma assadeira, embrulhe com papel alumínio e leve ao forno quente (cerca de 200ºC) para assar por duas horas.
Depois de grelhados, transfira os legumes para uma assadeira com um pouco mais de azeite e leve-os ao forno (o que pode ser feito enquanto o cordeiro assa).
Após assar por cerca de duas horas, retire o cordeiro do forno. Retire também os legumes.
Para montar o prato, coloque a paleta assada sobre uma tábua (ou travessa) e disponha os legumes assados ao seu redor e sobre a carne. Enfeite com ramos de alecrim, a castanha de caju e os damascos. Sirva com arroz branco.

Receita da chef Renata Vanzetto do restaurante Marakuthai.
Al. Itu, 1.618. Tel.: 11 3062-7556

Nenhum comentário:

Postar um comentário