quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Risoto de camarões e aspargos com pesto

Risoto de camarões e aspargos com pesto:



Ingredientes
300 gramas de arroz arbóreo
3 colheres de manteiga
1 cebola
1 cenoura
1 alho poró
1 talo de salsão
2 litros de água
1 copo de vinho branco
10 aspargos frescos
1/2 quilo de camarões médios
1 xícara de folhas de manjericão
4 colheres de azeite
1 colher de café de alho bem picado
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Para fazer o caldo:
Corte a parte debaixo e mais grossa dos aspargos e reserve. Coloque em uma panela grande os 2 litros de água e acrescente: 1/2 cebola, a cenoura, o alho poró, o salsão, as partes debaixo dos aspargos e as cabeças e rabos do camarão depois de limpo (se já comprar limpo na feira, peça para levar também essas partes).  Deixe ferver. Acrescente sal e abaixe o fogo.

Para a base do risoto:
Em outra panela, coloque uma colher de manteiga e deixe derreter. Acrescente a outra metade da cebola picada em cubinhos e deixe murchar. Coloque então o arroz arbóreo (sem lavar).
Deixe o arroz fritar uns 5 minutos. Coloque o copo de vinho branco e deixe evaporar. Vá então acrescentando, aos poucos, conchas do caldo coado e mexa sem parar. Conforme o caldo for evaporando, acrescente mais. Depois de uns 15 minutos, prove o arroz. O ponto ideal é al dente. Se estiver no ponto, continue mexendo até evaporar o restinho de caldo que possa haver na panela e desligue o fogo.

Para o pesto: bata no liquidificador o manjericão, o azeite, o alho, uma pitada de sal e outra de pimenta. Até virar uma salsa líquida e reserve.

Para o camarão e os aspargos:
Leve ao fogo uma panela com água e deixe ferver. Passe os aspargos pela água fervendo por 4 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque em água fria para parar o cozimento.
Leve também os camarões em água fervendo, por 2 minutos. Retire e coloque em água fria, para parar o cozimento.
Leve uma frigideira ao fogo com um fio generoso de azeite. Quando estiver quente, passe os aspargos pela frigideira e deixe dourar por uns 4 minutos. Retire e faça a mesma coisa com os camarões, por 2 minutos. Retire da frigideira. Junte em uma vasilha os aspargos e os camarões e tempere com uma pitada de sal.
Volte à panela do arroz e acrescente duas colheres de manteiga e mexa bem (o arroz deve estar quente ainda e a manteiga ser completamente misturada ao arroz). Junte os aspargos e os camarões e misture tudo.
Ao montar cada prato, acrescente uma colher rasa de sopa com o molho pesto por cima do prato, apenas para dar um sabor e uma cor. E pode servir!
Autor: Alessandra Blanco Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário