quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tortinhas douradas

Tortinhas douradas
Publicado em 05/12/2010 23:15:41
Tortinhas douradas


Fonte
Heloisa Bacellar - chef do restaurante Lá da Venda
Tempo de Preparo
Médio - 1 hora e 30 minutos
Rendimento

12 tortinhas

Dificuldade de preparo
Médio
Custo aproximado
Alto
Ingredientes


Para a massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colh (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva espanhol
1 colh (chá) de folhinhas de tomilho
1/2 xícara (chá) de água (aproximadamente)
farinha de trigo para polvilhar

Para o recheio:

6 cebolas grandes em fatias finas
1/2 xícara (chá) de vinho branco adocicado
16 raminhos de tomilho
2 cilindros de queijo de cabra macio e cremoso
azeite de oliva espanhol
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo


Modo de fazer:

Para a massa, misture a farinha e o sal numa tigela grande, junte o azeite, o tomilho, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa e acrescente água aos pouquinhos, trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.

Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira média com azeite, junte a cebola e uma pitada de sal e espere murchar. Junte 4 raminhos de tomilho, regue com o vinho e mantenha em fogo alto até que as fatias estejam macias e bem douradas. Ajuste o sal e a pimenta, retire do fogo e deixe esfriar.

Para montar a torta, polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até obter um retângulo de uns 45 cm x 30 cm e divida em 12 quadrados. Unte 12 forminhas grandes de empadinha (ou pequenas de tartelette) com azeite e disponha numa assadeira. Divida cada cilindro de queijo em 6 rodelas e reserve. Coloque em cada forminha uma parte do confit de cebola, 1 rodela de queijo, cubra com uma parte de massa, aperte nas laterais para criar uma borda e leve à geladeira por 10 minutos (ou até por 24 horas), enquanto o forno aquece a
200ºC (médio-alto).

Asse as tortinhas por uns 30 minutos, até que estejam bem douradas e crocantes. Retire as tortinhas do forno, deixe amornar por 5 minutos e desenforme sobre o prato de servir (não se aflija se alguns pedacinhos de cebola ficarem colados às forminhas, simplesmente solte todos eles e encaixe nas tortinhas).
Decore com os raminhos de tomilho e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário