segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Salmão ao Shoyo e Mel



Essa receita é uma das minhas preferidas, por mais que eu faça (ou prove) outros tipos de preparo de salmão. É muito, muito simples:
Coloque pedaços de salmão em um refratário, salpique sal e pimenta e cubra com saquê (utilizo saquê culinário, do tipo mirim). Deixe marinar por meia hora, na geladeira.
Aqueça uma frigideira, com um pouco de óleo de milho ou canola e coloque os pedaços de salmão com a pele para baixo para fritar, até que fiquem bem crocantes. Vire os pedaços e deixe terminar o cozimento, mas sem ressecar muito. É um processo rápido, porque se o salmão ficar muito tempo no fogo pode ressecar.
Retire e reserve.
Na mesma frigideira, coloque uma proporção de 3 para 1 de shoyo e mel: 3 colheres de shoyo para uma colher de mel, para cada posta de salmão. Essa é uma proporção aproximada, pois você pode gostar um pouco menos doce, e acrescentar menos mel, ou mais salgado, e acrescentar mais shoyo. Deixe apurar, até formar uma calda grossa. Sirva o salmão em porções individuais, cubra com a calda e salpique cebolinha picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário