sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Linguine e Abobrinhas

A outra opção para quando você encontrar abobrinhas lindas soltinhas por aí é essa massa rápida e ligeira… e deliciosa. Para quatro porções, você vai precisar de:



- 400g de macarrão do tipo linguine ou espaguete
- 1 abobrinha (tipo italiana)
- 1 pimentão sem pele e sem sementes
- 300g de lombo de porco desfiado (ou outra proteína de sua preferência, como frango, carne magra, bacalhau)
- 2 dentes de alho picados
- 40ml de azeite
- Sal e pimenta para temperar
- Queijo branco em pedacinhos para finalizar

Corte a abobrinha no sentido do comprimento, em fatias bem finas, quase da grossura do macarrão. Tecnicamente, esse corte é chamado de “julienne”. A intenção é fazer com que as fatias finas de abobrinha se confundam com o formato da própria massa, que é também achatadinha.
Coloque o pimentão sobre a chama do fogão até que fique bem escuro, coloque-o dentro de um saco plástico por alguns minutos e depois lave-o bem, retirando toda a pele. Abra o pimentão, retire as sementes e corte-o também na mesma grossura da abobrinha.
Cozinhe bem o lombo de porco, até o ponto em que a carne possa ser desfiada. Essa opção pode ser substituída por outra proteína de sua preferência, pois a abobrinha é um ingrediente “coringa” e combina bem com vários ingredientes. Aproveitei um pouco de lombo, que já estava pronto, mas essa receita também ficaria boa com frango ou até bacalhau.
Cozinhe o macarrão e reserve. Aqueça o azeite, doure o alho e acrescente a abobrinha, os pimentões e o lombo até que as abobrinhas fiquem macias, mas ainda tenras.  Incorpore o macarrão, tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.
Para finalizar, salpique queijo branco ralado ou cortado em pedaços pequenos. E espere os elogios, porque eles virão, com certeza! ;)

Receita retirada do site http://www.cozinhapequena.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário