
Fonte: http://www.cozinhapequena.com.br/
Seguindo nosso delicioso plano de impressionar os gourmets mais sofisticados sem nenhum trabalho (isso é só entre a gente, certo?) quero mostrar para vocês um molho espertíssimo para acompanhar uma boa massa ou apenas servir como um antepasto com torradas.
É possível prepará-lo de várias formas: no processador (como eu fiz), no pilão ou com um caprichoso e paciente corte dos ingredientes na faca, até ficarem com a mesma textura do molho processado. Claro que essas últimas possibilidades requerem muito mais tempo e trabalho e ficam bem lindas também. Agora é com você a decisão. Prepare-o das diversas formas e depois me conte qual você gostou mais!
Você vai precisar de:
- 50g de folhas de manjericão (aproximadamente meia xícara)
- 50g de folhas de salsinha (sem os talinhos)
- 1 dente de alho
- 30g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade)
- 15g de pinoli tostados
- sal a gosto
- 100ml de azeite de oliva extravirgem
Segunda dica: não substitua o pinoli por qualquer outra castanha. Eu sei, eu sei. Pinoli é muito mais caro que nozes, por exemplo, mas o sabor… não vai ser o mesmo. Por isso, invista nos ingredientes, como um parmesão de boa qualidade, que vai valer a pena.
Aqueça uma frigideira e deixe o pinoli “secar” um pouco. Ele deve ficar dourado, perdendo a cor esbranquiçada natural, mas não deve queimar. Quando ele começar a ficar dourado, desligue o fogo, retire da frigideira, pois o próprio calor residual no alimento vai continuar “cozinhando-o”.
Leve todos os ingredientes a um processador, bata bem e acompanhe com a massa de sua preferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário