sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Molho Pesto


Fonte: http://www.cozinhapequena.com.br/

Seguindo nosso delicioso plano de impressionar os gourmets mais sofisticados sem nenhum trabalho (isso é só entre a gente, certo?) quero mostrar para vocês um molho espertíssimo para acompanhar uma boa massa ou apenas servir como um antepasto com torradas.
É possível prepará-lo de várias formas: no processador (como eu fiz), no pilão ou com um caprichoso e paciente corte dos ingredientes na faca, até ficarem com a mesma textura do molho processado. Claro que essas últimas possibilidades requerem muito mais tempo e trabalho e ficam bem lindas também. Agora é com você a decisão. Prepare-o das diversas formas e depois me conte qual você gostou mais!
Você vai precisar de:
  • 50g de folhas de manjericão (aproximadamente meia xícara)
  • 50g de folhas de salsinha (sem os talinhos)
  • 1 dente de alho
  • 30g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade)
  • 15g de pinoli tostados
  • sal a gosto
  • 100ml de azeite de oliva extravirgem
Antes que você me pergunte, eu já explico: nosso manjericão é um pouco mais ácido que o da região de Gênova, na Italia, onde nasceu esse molho. Por isso, a quantidade é dividida em manjericão e salsinha. Acredite: o molho fica bem mais leve no sabor e não perde a marca do gosto do manjericão, tão característico. Por isso, faça dessa forma sem medo, que seu pesto vai ficar uma delícia.
Segunda dica: não substitua o pinoli por qualquer outra castanha. Eu sei, eu sei. Pinoli é muito mais caro que nozes, por exemplo, mas o sabor… não vai ser o mesmo. Por isso, invista nos ingredientes, como um parmesão de boa qualidade, que vai valer a pena.
Aqueça uma frigideira e deixe o pinoli “secar” um pouco. Ele deve ficar dourado, perdendo a cor esbranquiçada natural, mas não deve queimar. Quando ele começar a ficar dourado, desligue o fogo, retire da frigideira, pois o próprio calor residual no alimento vai continuar “cozinhando-o”.
Leve todos os ingredientes a um processador, bata bem e acompanhe com a massa de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário