sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Nhoque de Ricota com Molho Pesto



Ingredientes:
  • ½ kg de ricota fresca (peneirada e processada)
  • 1 ovo
  • 1 a 5 colheres (sopa) de farinha de trigo (no máximo)
  • 3 litros de água fervente
Passe a ricota por uma peneira e depois leve a um processador com um ovo, para formar uma massa homogênea. Retire do processador e acrescente a farinha de trigo, de colher em colher, incorporando-a e amassando bem até a massa desgrudar das mãos.
A medida de farinha é imprecisa por essa razão: vai depender do quanto é necessário para que a massa desgrude das mãos. Geralmente, quatro colheres são suficientes. Nunca use mais do que cinco, porque ficará uma massa pesada e indigesta.
Embrulhe-a em um saco plástico e leve à geladeira por meia hora. Depois de gelada, faça rolinhos do mesmo tamanho, sobre uma superfície levemente enfarinhada (sempre lembrando que a quantidade de farinha a ser usada é a mínima possível).
Corte os rolinhos em pedaços de mais ou menos dois dedos. O tamanho do nhoque é de sua preferência, mas pedaços muito pequenos podem desmanchar durante a fervura.  À parte, ferva a água em uma panela grande e mergulhe pequenas porções de nhoque. Assim que subirem à superfície, devem ser retirados com uma escumadeira imediatamente. Eles já estarão prontos para servir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário