quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iemanjá

Iemanjá
Publicado em 01/02/2011 23:23:52
Imagem de Iemanjá de claudia V

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá

Como diz a letra de Dorival Caymmi, o dia dois de fevereiro é o dia da deusa das águas Iemanjá, cujo nome em Iorubá é "Yèyé omo ejá", que significa mãe dos peixes.

Orixá da cultura africana, disseminada pelos escravos no Brasil e assimilada principalmente na Bahia, a entidade goza de grande popularidade não só entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, mas também por membros com outras crenças.

Em Salvador, a celebração do dia dois envolve milhares de pessoas vestidas de branco em uma procissão que termina na foz do Rio Vermelho, no bairro homônimo. Ali, os seguidores depositam oferendas, como espelhos, perfumes, comidas e bilhetes para a rainha do mar.

Para quem está em São Paulo e simpatiza com esta bela figura, uma boa pedida é dar um pulo no restaurante Obá, que, até o dia 6 de fevereiro, lagostins na wok salteados com geleia de pimenta, folhas de limão, manjericãooferece um festival em homenagem a ela.

Entre as receitas do menu temático, aparecem opções como os Bolinhos de camarão e coco com molho de ameixas em conserva e pimenta (R$ 24), para começar, e os Lagostins com chilli jam (R$ 58), como principal.

Especialmente para o festival, a casa foi decorada com temas de Iemanjá e o espelho d’água da entrada recebeu flores, espelhos e barquinhos. Outro agrado são os envelopes entregues aos clientes para que escrevam seus pedidos à Iemanjá. Depois, os bilhetinhos serão levados ao mar.

E quem quiser reverenciar a deusa em casa, a sugestão é preparar um jantar com muitos peixes e frutos do mar.

Confira algumas receitas perfeitas para a ocasião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário