segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Robalo assado na folha de bananeira com creme de coco

Receita Iemanjá: robalo assado na folha de bananeiraEm homenagem a Iemanjá, o restaurante Obá, de São Paulo, fez um menu dedicado a rainha dos mares. Anote a receita Chu Chii pla, um robalo assado na folha de bananeira com um toque de creme de coco e curry vermelho.

Ingredientes

Para a pasta de curry
140 g de cebola
50 g de alho
15 g de capim limão
5 g de sal marinho
15 g de gengibre
5 g de raiz de coentro (só a parte branca da raiz, pode limpar com uma faca tirando os fios menores)
5 g de pimentas vermelhas secas
1 colher (chá) de camarão seco picado
1 g de semente de coentro
5 g de pimenta do reino branca

Para o robalo (serve 4 pessoas)
200 ml de óleo
5 colheres de sopa de pasta de curry (da receita de acima)
3 colheres (chá) de  açúcar de palmeira picada (é um produto tailandês; mas  pode ser substituído por açúcar mascavo)
125 ml de molho de peixe
1 folha de bananeira grande
4 filés de 200 gramas cada de robalo
Raspas de casca de limão finamente fatiada
1 pimenta dedo de moça finamente fatiada sem sementes
20 folhas de manjericão pequenas
200 ml de leite de coco

Modo de preparo da pasta de curry
Coloque a cebola, o alho, o capim limão e o sal e amasse no pilão até obter uma pasta uniforme. Retire e coloque no processador.  Acrescente o gengibre, semente de coentro e a casquinha de limão no processador. No pilão, coloque as pimentas, a pasta de camarão e amasse até obter uma pasta uniforme. Transfira para o processador e misture com os outros ingredientes até obter uma pasta mais uniforme. O cheiro deve ser perfumado e cítrico.

Molhe as sementes de coentro, escorra e torre levemente numa panela até soltar seu cheiro. Esfrie e acrescente as pimentas brancas em grão e moa até obter pó. Acrescente o pó à pasta do processador e coloque num recipiente fechado (também pode ficar armazenado na geladeira por 7 dias ou congelado).

Modo de preparo do robalo
Esquente o óleo numa panela em fogo moderado. Acrescente a pasta de curry e frite até o olho soltar (separar) da pasta. Acrescente o açúcar e o molho do peixe e prove. O sabor deve ser apimentado, com toques de salgado e doce. Deixe a pasta esfriar 5 minutos em uma tigela.

Enquanto isso, coloque a folha de bananeira numa área de trabalho (pia ou mesa) e limpe com um pano úmido. Se usar uma folha velha, molhe na água fervendo por uns minutos para deixá-la flexível ou aqueça no fogo direto do fogão. Corte o talo central e descarte. Corte pedaços de folha individuais para envolver cada porção de peixe.

Espalhe a pasta sobre os filés de peixe e coloque no centro das folhas de bananeira. Polvilhe com a raspa de limão, pimenta, folhas de manjericão e metade do creme de coco. Dobre e faça um pacotinho e prenda com palitos. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque os pacotinhos e asse até ficar no ponto (aproximadamente 15 minutos). Abra a folha de bananeira e sirva. Guarneça com folhinhas de manjericão e com a outra metade do leite de coco gotinhas de creme de coco.

Obá Restaurante
Rua Melo Alves, 205. Jardins - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário