segunda-feira, 14 de março de 2011

Caipirinha

CAIPIRINHA ( copo old fashioned )



- método montado
- 50ml de Cachaça
- 1/2 limão tahiti cortado em 4 fatias
- 2 colh. de chá de açúcar
- Gelo

Montar em copo old fashioned, colocando o açúcar e o limão cortado em pedaços sem o miolo (parte branca do limão). Macerar com pilão e acrescentar o gelo depois a cachaça. Mexer bem com uma colher bailarina. Servir com misturador e um canudo.

Este método costuma ser praticado hoje em dia pelos barmans mais tradicionais, nos
restaurantes e bares de hotéis mais antigos. Costuma-se defender a idéia que o limão “chacoalhado” em contato com a coqueteleira costuma liberar o amargo da fruta presente na sua casca. Logo o método montado ganha forças por manter a fruta autêntica quanto ao seu sabor e apresentação.


Locais que praticam este método entre outros:

Bar Veloso
Rua Conceição Veloso 56
Vila Mariana - São Paulo
Telefone: (11) 5572 0254
Barman Souza

Bar Numero
Rua da Consolação 3585
Jardins - São Paulo
Telefone: (11) 3060 8361
Barman Derivan
Já o método batido é praticado pela maioria dos bares hoje em dia (principalmente, no Rio de Janeiro), pois deixa a bebida mais gelada rapidamente e segundo os barmans jovens, seu preparo é mais rápido. O que eu discordo. Uma vez eu fiz um evento em casa e preparei todas as caipirinhas diretamente no copo, podendo preparar mais de uma ao mesmo tempo e sem sujar coqueteleiras. Foi bem mais agilizado que da outra forma (batido).

Acredito que o gosto da velha guarda é mais para o método montado e dos jovens para o batido. Afinal os jovens de hoje não se atem a somente um drink então é sensato que ele seja mais fraco.

CAIPIRINHA ( copo old fashioned ) – método Batido


- 50ml de Cachaça
- 1/2 limão tahiti cortado em 4 fatias
- 2 colh. de chá de açúcar
- Gelo

Na coqueteleira, colocar açúcar e o limão cortado em pedaços sem o miolo (parte branca do limão). Macerar com pilão e acrescentar o gelo depois a cachaça. Chacoalhar bem. Servir mistura num copo old fashioned com um misturador e canudo.

Descubra seu método preferido!

- Fontes: IAB, Paulo Avelino Jacovos é Barman, www.portaldoscoqueteis.com.br
Derivan de Souza, www.derivanbar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário