sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Bacalhau

Bacalhau - Istock

Natural de Ribatejo em Terrugem, Portugual, a renomada chef Ilda Vinagre comanda as cozinhas dos restaurantes A Bela Sintra e Trindade, em São Paulo. Aqui, ela fala um pouco sobre o bacalhau, ingrediente número um das receitas portuguesas e do almoço de Páscoa.

O que é o bacalhau?

O bacalhau é um peixe que pode ser fresco ou salgado. O melhor é o seco, que é mais saboroso. O bacalhau é o alimento mais consumido em Portugal; ele faz muito bem para a saúde, pois é um dos peixes mais ricos em omêga 3.

Quais são os tipos de bacalhau?

Existem muitos tipos, uma vez que os países e regiões produtores conduzem essa produção de diferentes maneiras. Por isso, há o bacalhau mais alto, o médio e o fino e também percebe-se uma distinção de sabores.

Que tipo de bacalhau é ideal para cada receita?

Para fazer bolinhos, por exemplo, qualquer bacalhau serve, mas ninguém vai comprar uma peça alta, em postas, que é mais cara, simplesmente para desfiar. Então, para esse tipo de receita, o mais comum é comprar em tiras ou uma peça mais fina e barata. Para receitas mais elaboradas, o ideal é comprar um bacalhau mais caro, em postas altas.

Ilda VinagreQual é o seu favorito?

Eu gosto muito do bacalhau do Porto que é branquinho, macio e saboroso.

E o seu prato de bacalhau preferido?

Eu adoro bacalhau grelhado ou cozido, como se faz no meu país. Eu gosto do bacalhau pouco eleborado, sem muitos ingredientes.

Para um almoço de Páscoa, qual seria a sua sugestão de receita?

As receitas preparadas no forno são melhores para festas com muitas pessoas e almoços. Apesar de o bacalhau ser um ingrediente caro, ele rende bastante e costuma agradar a maioria das pessoas. A minha sugestão para a Páscoa é o Bacalhau da corte, que preparamos aqui no Trindade, com camarões, batatas e espinafre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário