terça-feira, 7 de junho de 2011

Sopa de Legumes com Frango

Ingredientes

Para o cozimento do frango:
500g de frango (peito ou sobrecoxa)
1 cebola picada grosseiramente
2 dentes de alho esmagado
1 folha de louro fresco
1 ramo de alecrim fresco
Para o preparo da sopa:
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem ou óleo de girassol
½ xícara (chá) de cebola picada em cubinhos
1 dente de alho picado bem pequeno
2 tomates maduros sem pele e sem sementes cortado em cubos pequenos
200g de abóbora japonesa sem casca* (cabochá) cortada em cubos médios
1 cenoura cortada em cubos médios
2 batatas do tipo doce rosada cortadas em cubos médios
2 litros de caldo de frango ou caldo de legumes, caseiros
1 abobrinha italiana cortada em cubos médios
½ maço de espinafre cortado em tiras (folhas)
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada (opcional)
*Na casca da abóbora há muitos nutrientes importantes para nosso organismo. Inclusive a casca de abóbora é excelente aliada no bom funcionamento do intestino, por ser rica em fibras. E também combate o envelhecimento precoce! Portanto, se desejar, utilize os cubos cortados com a casca também.

Modo de fazer

  1. Leve todos os ingredientes do cozimento do frango para uma panela. Cubra com água e leve a fogo para ferver até que o frango esteja cozido. Depois de cozido desfie o frango em lascas grandes. Descarte a água e os temperos do cozimento.
  2. Em uma panela grande coloque o azeite e refogue o frango desfiado até ficar dourado. Tempere com sal e pimenta. Retire o frango da panela e reserve-o em uma tigela.
  3. Na mesma panela que dourou o frango adicione mais um fio de azeite e refogue primeiramente a cebola, quando começar a ficar transparente adicione o alho e refogue mais um pouco. Acrescente o tomate cortado em cubos e refogue tudo até que o tomate comece a se desmanchar.
  4. Junte os legumes (exceto a abobrinha e o espinafre) e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o frango desfiado e cubra com caldo de frango.
  5. Deixe cozinhar com a panela semi tampada até que a cenoura fique macia mas com o centro al dente (cuidado para não ficar mole demais). Acrescente a abobrinha e o espinafre e cozinhe por mais 7 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Adicione a salsinha picada se desejar.
  6. Sirva com torradas caseiras ou croutons (linkar com esse post: http://www.dedodemoca.net/destaque/ta-faltando-um-croc-na-sua-salada/).
*Se desejar substitua o espinafre por couve manteiga ou escarola cortada em fatias finas.
*Para variar utilize batata doce, vagem holandesa, mandioca, mandioquinha, repolho, inhame, chuchu e outros legumes que preferir. Apenas se atente para o tempo de cozimento de cada legume, para não correr o risco de deixá-los moles demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário