domingo, 1 de abril de 2012

Camarão na Abóbora Cabotiá ou Abóbora Japonesa


Ingredientes:

1 kg de camarão médio limpo
2 abóboras Cabotiá de 1 kg cada
sal à gosto
pimenta moída na hora à gosto
Açafrão à gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de cebola em brunoise
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1/2 pimentão vermelho picado em cubinhos
1/2 pimentão verde picado em cubinhos
1 xícara de leite de coco
folhas de coentro à gosto
300 gramas de abóbora cozida e passada no processador

Modo de preparo:

Faça uma abertura na parte superior da abóbora, retire as sementes e coloque para cozinhar na água por 20 minutos, escorra e reserve.
Aqueça bem a manteiga e refogue os camarões em fogo alto, por 2 minutos, tempere com sal, pimenta moída na hora, açafrão, coentro à gosto e 1/2 xícara de leite de coco. Reserve.
Em uma panela coloque a manteiga e 1/2 xícara de cebola, deixe refogar sem dourar. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem com um fuet até ficar marrom clara. Coloque o leite e mexa sem parar, acrescente o creme de leite, a abóbora triturada e acerte o sal.
Aqueça o azeite e acrescente o alho picado juntamente com os pimentões e 1/2 xícara de cebola. Deixe refogando em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Acrescente a esse refogado 1/2 xícara de leite de coco e triture no liquidificador. Misture o molho branco com o molho de pimentões e os camarões, acerte o sal se necessário.
Coloque o molho dentro das abóboras reservadas, coloque queijo parmesão ralado e leve ao forno por 10 minutos, retire, decore com coentro e sirva. Acompanhe com arroz branco, com perfume de camarão.

Dica: Use as cascas e as cabeças dos camarões (lavadas e escorridas) para preparar um caldo de camarão e perfumar o arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário