segunda-feira, 30 de abril de 2012

Minhas facas


Algumas das minhas preciosidades ... mantenho essas facas na minha cozinha com muito cuidado ...

Partindo da esquerda para a direita alguns modelos que uso diariamente ...

1° - Faca de corte médio ... geralmente uso para fatiar legumes e hortaliças ... principalmente porque eles não ficam grudados na faca devido aos furos ... é uma faca leve ... portanto seu uso é limitado.

2º -  Faca de cozinha média de 6 polegadas com corte reto ... geralmente uso esta faca para fatiar e picar quase todos os tipos de legumes e hortaliças ... mas prefiro seu uso no corte de cebolas, alhos, e demais ingredientes de tempero ... é uma faca leve de fácil manuseio.

3º - Faca do Chef, acredito que a faca ideal de 8 polegadas, trabalha bem com quase todos os tipos de alimentos e de corte, como picar hortaliças, remover talos de folhas e nervos de carnes e fatiar bifes. Além de filetar, descamar peixes e cortar as postas de salmão quando você não tiver uma faca específica para estas funções em mãos. Pode ser encontrada em tamanhos pequenos, médios e grandes.


4º - Faca do Chef, com as mesmas funções da descrita acima ... apenas mais leve e com um custo inferior ...

5º - Faca para desossar possui um design diferente, pois é projetada para ser usada como uma adaga. A lâmina, que é fina e rígida, vai alargando à medida que se aproxima do cabo. Ela é o utensílio certo para separar a carne dos ossos, aparar carne bovina e remover nervos, já que sua ponta fina penetra com facilidade pelos nervos e desliza pela extensão deles.
Esta faca também é indicada para trinchar e fazer cortes diferenciados em pernil e carne de cordeiro, aparar nervos e gorduras da carne suína.

6º - Faca de Cozinha, também conhecida como faca de trabalho ou faca para fazer estrias é o segundo modelo indispensável. É pequena, praticamente uma versão bem menor da faca do chef, com cerca de cinco centímetros de lâmina. Pelo tamanho permite maior controle e é adequada especialmente para descascar frutas e legumes à mão, moer e picar em cubos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário