quarta-feira, 13 de junho de 2012

Camarão com Catupiry e CupCake de Brownie

Menu para o dia dos namorados preparado para amiga Fabiana Fragoso com surpresa para seu marido André ...

Ingredientes:

1 quilo de camarão sete barbas frescos limpos
350 gramas de camarão médio frescos limpos
750 gramas de Catupiry cremoso
1/2 limão siciliano
3 dentes de alho picadinhos
pimenta branca moída na hora
sal à gosto
1 colher (sopa de azeite)
1 colher (sopa) de manteiga
salsinha picadinha à gosto
cebolinha picadinhas à gosto

Molho Bechamel

2 xícaras de leite
cebola piqué (cebola cortada ao meio com uma folha de louro presa com cravos)
sementes de coentro
grãos de pimenta
noz-moscada à gosto
1/2 cebola média em brunoise
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Preparo:
Temperar os camarões com limão, sal e pimenta moída na hora. Em uma frigideira aquecida com azeite e manteiga, dourar os camarões com o alho por aproximadamente 2 minutos de cada lado, retirar os camarões com uma escumadeira e reservar.
Para o molho bechamel ... em uma panela de fundo grosso colocar o leite, a cebola piqué, sementes de coentro e os grãos de pimenta, quando atingir o ponto de fervura desligar o fogo e tampar a panela por aproximadamente 15 minutos.
Em outra panela aquecer o azeite e a manteiga, refogar a cebola por alguns minutos ... acrescentar 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e mexer até dourar levemente ... acrescentar o leite coado e continuar mexendo até engrossar ... temperar com sal e noz-moscada à gosto.
Juntar ao molho bechamel os camarões reservados e temperar com salsinha e cebolinha à gosto.
Colocar em um refratário uma camada de catupiry ... o molho bechamel com os camarões ... acrescentar novamente o catupiry e finalizar com camarões médios temperados com alho, sal, salsinha e cebolinha à gosto. Levar ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 15 minutos.
Servir com arroz branco.

Para a sobremesa:

Cupcakes de Brownie


Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de castanha do pará
100g de chocolate ao leite para a cobertura

Modo de Preparo
Aquecer o forno a uma temperatura média de 180º C. Derreter o chocolate meio amargo juntamente com a manteiga em fogo baixo tomando cuidado para não queimar. Reservar.

Em um bowl fundo ou na batedeira, bata os ovos e o açúcar por aproximadamente 3 minutos. Acrescente, aos poucos, a massinha de chocolate e a manteiga, e mexa até ficar homogêneo. Adicione, agora, a farinha e, por último, coloque as castanhas e misture delicadamente.

Transfira a massa para cada uma das forminhas (cada pelotine vai dentro de cada espacinho da forma de muffins). Leve ao forno por mais ou menos 15 minutos, e, então, baixe a temperatura para 150ºC e deixe por mais cinco minutos. Faça o teste do palito: a parte de cima deve estar quebradiça e a interna úmida, ou seja, parece mesmo cru.

Deixe esfriar cada um dos bolinhos e, com a ajuda de uma colher, coloque o chocolate derretido por cima (1 colher de sopa por cupcake), “tampando” toda a parte superior do bolinho. Para enfeitar, podem ser usados crocantes, confeitos, confetes, e tudo o que a sua imaginação permitir. Fica uma delícia, e lindo em uma mesa de doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário