
Cogumelo Paris - Também conhecido como Champignon, é o mais utilizado no mundo todo. De sabor delicado e rápido cozimento, pode ser encontrado fresco, seco ou em conserva. É consumido como salada (cru com temperos) ou em cozidos e refogados.

Shiitake - Este cogumelo japonês nasce na árvore Shii, de onde vem o seu nome. De sabor intendo e um pouco ácido, é bom grelhado ou misturado a massas orientais, pizzas e risotos. Encontrado seco ou fresco.

Shimeji - Nas versões branca e cinza, é vendido fresco, em buquês. Nas culinárias japonesa e chinesa - de onde se origina -, o shimeji integra sopas e cozidos. No Brasil, é grelhado rapidamente na manteiga, o que ressalta seu sabor suave, e utilizado em molhos para massas e coberturas de pizza.

Seco ou fresco - nas cores branca, cinza, salmão e marrom -, pode ser apreciado cozido, frito na forma de tempurá, ou como recheio de tortas e pastéis.

Eringui - De sabor suave e consistência carnuda, é natural das regiões mediterrâneas e asiáticas. Pode ser refogado sozinho ou combinado com outros refogados.
Funghi Porcini - Como só existe em estado selvagem, o cogumelo italiano tem uma época certa para aparecer - no início do outono. Custa caro, tem aroma forte e, no Brasil, só é vendido desidratado. Integra molhos e risotos.
Portobello - Vendido seco e in natura, é uma versão maior e mais escura do cogumelo paris. É carnudo, tem textura firme e sabor marcante. Pode ser refogado ou empregado como base de recheios e molhos.
fonte: encarte revista Claudia - Comida & Bebida
Nenhum comentário:
Postar um comentário