quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Arroz de Polvo e Arroz de Mariscos

Arroz de polvo e arroz de mariscos ... Confraria na residência do nosso amigo Alfredo


Ingredientes:

2,5 kg de polvo fresco 
2 kg de mariscos frescos
6 xícaras de arroz parboilizado
1 garrafa de vinho branco seco
1 pimentão grande vermelho em cubos
1 pimentão grande amarelo em cubos
2 cebolas em brunoise
1 cabeça de alho picadinhos
salsinha a gosto
cebolinha a gosto
pimenta moída na hora a gosto
sal a gosto
água para o cozimento

Preparo:

Em uma panela com 3 litros de água fervente coloque uma cebola e o polvo e cozinhe até a cebola ficar macia, retire o polvo e a cebola, corte o polvo em pedaços pequenos e reserve o caldo.
Aqueça outra panela com azeite e cebola, coloque os mariscos com um copo de vinho branco, tampe a panela e cozinhe mexendo as vezes até os mariscos se abrirem, separe os mariscos das conchas e reserve.

 

Aqueça as paelleras com azeite e doure a cebola e o alho, acrescente os pimentões e frite mais um pouco ..

 

Em seguida acrescente o polvo em uma paellera e os mariscos na outra paellera, em seguida adicione um pouco de vinho e refogue por alguns minutos ...

 

Enquanto isso tempere o caldo de polvo reservado com sal e pimenta, neste momento acrescentei um pouco de caldo de camarão que eu tinha no freezer, coloque o arroz com mais um pouco de vinho e  mexa para misturar os ingredientes, após evaporar o vinho coloque o caldo reservado e não precisa mexer mais. acompanhe o cozimento colocando mais caldo se necessário. Quase no final do cozimento desligue o fogo e cubra as paelleras com papel alumínio por 5 a 10 minutinhos ... acrescente a salsinha e a cebolinha e sirva a seguir.

      

2 comentários: