segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tainha assada e Arroz com carne de Siri e Vôngoles




Ingredientes:

2 xícaras de arroz (usei parboilizado)
2 cebolas em cubinhos
6 dentes de alho picadinhos
Caldo de camarão para o arroz


500 g de vôngoles limpos
800 g de carne de siri
1 vidro de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
2 tainhas de 1.200 g cada limpas
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Pimenta calabresa moída
Sal a gosto
Ervas finas a gosto
5 batatas em rodelas
2 pimentões vermelhos em tiras
300 g de quiabo cortado no comprimento
Salsinha e cebolinha a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

Preparo:

Prepare um molho com cebola,alho, pimenta calabresa moída, coentro, suco de limão, azeite, sal e ervas finas. Passe o molho nas tainhas e deixe marinando por aproximadamente 1 hora. Coloque as batatas no fundo de uma assadeira, tempere com sal e azeite, acomode os peixes, acrescente os pimentões e os quiabos, tempere com sal e azeite, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno 200º C por 25 minutos, retire o papel alumínio e volte ao forno para dourar.
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque o azeite, a cebola e o alho e refogue por alguns minutos, acrescente o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o caldo de camarão e cozinhe até o ponto “al dente”. Reserve.
Em outra panela aqueça o azeite, refogue a cebola, o alho, acrescente os vôngoles, a carne de siri e o leite de coco, cozinhe até ficarem macios, acrescente o azeite de dendê e tempere com a pimenta moída na hora e sal a gosto. Misture a carne de siri e os vôngoles com o arroz, acrescente parmesão ralado e leve ao forno para dourar. Sirva o arroz com uma posta de peixe assado e os legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário