segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tucanaré à moda nordestina ... Arroz com camarão e Pirão com ervas ...





Ingredientes:

4 tucunarés médios
2 cebolas em brunoise
1 cabeça de alho picadinhos


3 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de pimenta calabresa moída
Suco de 2 limões
Azeite a gosto
Sal a gosto
Farinha de mandioca crua
2 xícaras de arroz
1 colher (sobremesa) de açafrão
1 colher (sobremesa) de páprica doce
1 colher (sobremesa) de páprica picante
350 ml de molho de tomate caseiro
1 kg de camarão médio
1 cenoura
1 cebola cortada ao meio
1 folha de louro
1 talo de salsão
1 talo de alho poró
1 maço de salsinha e cebolinha

Para o peixe

Limpe e corte os peixes em pedaços não muito grandes, reserve as cabeças e as espinhas para o pirão.
Tempere os peixes com cebola, alho, coentro picado, pimenta calabresa moída, suco dos limões, azeite e sal. Deixe marinar por aproximadamente 2 horas.
Limpe os camarões, lave as cascas e as cabeças coloque em uma panela com 4 xícaras de água, a cenoura, a cebola, a folha de louro, o salsão e o alho poró. Ferva por alguns minutos coe o caldo e reserve.
Pegue as cabeças e as espinhas dos peixes e coloque em uma panela com água junto com o salsão, a cenoura, a cebola, o alho poró e ferva até cozinhar as carnes. Coe o caldo e reserve.
Doure a cebola e o alho numa panela de fundo grosso, acrescente o arroz e refogue por alguns minutos, depois acrescente o caldo de camarão e o açafrão, acerte o sal e espere secar.
Agora em uma frigideira grande aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o alho poró, acrescente o molho de tomate, a páprica doce, a páprica picante e apure por alguns minutos, Em outra frigideira aqueça o azeite e refogue os camarões com alho e um pitada de flor de sal. Misture os camarões com o arroz e o molho de tomate.
Passe os peixes pela farinha de mandioca crua peneirada e frite em óleo bem quente. Escorra em papel toalha. Enquanto isso prepare o pirão. Refogue o tempero dos peixes junto com o alho poró, acrescente o caldo de peixe, pimenta vermelha a gosto, farinha de mandioca crua, a salsinha e a cebolinha e acerte o sal. Sirva a seguir.

2 comentários:

  1. Uma refeicao maraviljosa e mt bem equilibrada , adorei
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Beth ... obrigado pelo carinho e pela força ... ótimo final de ano ... e um novo ano repleto de alegrias e realizações ... Beijo !!!

    ResponderExcluir